Família de Nazaré: Isso me faz pensar...

Isso me faz pensar...

Na seção Notícias interessantes, nosso blog procura trazer os assuntos tratados pela mídia hoje. As matérias são especialmente selecionadas para você. Há alguns temas importantes, e que não posso deixar de comentar.

Sempre que for possível, você verá aqui algumas reflexões sobre os temas que estão aparecendo nas notícias. E pode fazer seus comentários para nos enriquecermos.

Todas as matérias se chamarão: "Isso me faz pensar..."




Liberdade de consciência

É só isso que a Igreja, na Inglaterra, está pedindo (com o apoio dos anglicanos). Naquele país, entrará em vigor uma lei que confere aos casais homossexuais a possibilidade de adotarem. A Igreja Católica possui muitas agências de adoção na Grã-Bretanha, e por isso pede ao governo que tal lei não seja aplicada nesses casos. Pois impor essa lei a tais agências significa violentar a consciência dos católicos. E não só daqueles que trabalham nelas, mas também dos católicos benfeitores que ajudam a mantê-las com suas doações. Se é para transformar tudo em direito (até ter filho!), lembremos que todos devem ter o seu direito respeitado, e isso inclui os católicos.

Maternidade

Bela a matéria "Maternidade: grandeza e responsabilidade da mulher". Muitas vezes, fala-se na maternidade como se fosse um papel ou uma função a desempenhar. "O papel da mulher como mãe"; "a função da mulher como mãe", são expressões comuns. Uma pessoa menos avisada poderia achar que nada há demais nessas expressões. Mas trazem de contrabando uma determinada ideologia, não tão inocente assim. Pois quando se fala em "papel de mãe", a impressão que se transmite é que a maternidade seria algo extrínseco à mulher, algo que vem de fora e, até, algo imposto desde fora. Também quando se fala em "função de mãe", coloca-se em relevo apenas o caráter instrumental da maternidade, que seria, portanto, também extrínseco à mulher. É preferível usarmos algo bem mais adequado. Que tal a vocação da mulher como mãe?

Contra a anorexia

É de se louvar a atitude de algumas pessoas ligadas ao mundo da moda, em se tentar coibir a magreza mórbida. Aqui no Brasil, um importante desfile de moda vai exigir certificado médico das modelos para que seja permitido que desfilem. Mas - com o perdão do trocadilho - o tema ainda vai dar muito pano pra manga. Há muitos interesses em jogo, como os das agências, que já assinaram seus contratos com as atuais modelos. De qualquer maneira, fica aqui o convite para a criatividade dos estilistas: que tal deixarem de imaginar roupas para vestir portas e tábuas, e começar a fazer roupa para mulheres normais? (Nota: se você não viu essa matéria, tem que nos visitar mais vezes... clique em read more, no final da caixa das Notícias interessantes e verá as notícias anteriores).

Ainda sobre a magreza mórbida

Como e por que se escolheu o tipo da adolescente magrela como modelo de beleza no ocidente? Ao passar dos 25 anos, a maior parte das mulheres já tem que fazer grandes esforços para se enquadrar nesse perfil. A imagem de beleza - que não deixa de ser um modelo de "perfeição" - é o da mulher que não é mãe, não é esposa, não tem compromissos típicos dos adultos. (Note que estou falando da imagem que se transmite, e não das moças em si, pois essas têm agenda cheia!) Não é à toa que, submetidas a tais algemas, muitas mulheres pensem que "a maternidade estraga o corpo da mulher". E, enquanto aqui escrevo, continuam a subir as ações da indústria de cosméticos...

Padroeiro dos traficantes

Era só o que faltava. No México, elegeram um tal de Jesus Malverde como santo dos narcotraficantes. O sujeito não é reconhecido pela Igreja Católica, mas isso pouco importa: até uma pequena capela foi erigida em sua honra, num pequeno bairro. Parece-me que se trata de uma expressão do relativismo religioso, que infelizmente se infiltrou em alguns cristãos. Para esse relativismo, cada um tem a sua fé, e dá nisso. Pouco importa o que a Igreja ensina: um católico "emancipado", "moderno", "livre" ouve, pondera e decide se concorda ou não com a Igreja. E dorme tranquilo pensando que é um bom fiel. Parece que a fé passa a ser fundamentada no "acordo" e não na "acolhida da Palavra". Bem "democrático", não?

Suicídio entre jovens nos EUA

Isso costuma espantar os brasileiros, já que aqui a impressão que temos é que suicídio e juventude são coisas muito distantes. Um aluno meu acha que comete-se muito suicídio em países ricos porque a abundância leva ao fastio e ao tédio. Essa sua opinião tem algo de verdadeiro, porque os pais sabem que não é saudável deixar os filhos na superabundância de brinquedos, por exemplo. Só não sei se isso tem a ver com suicídio (o tema certamente é mais complexo), mas vale a pena lembrar que a modéstia é uma virtude que deve ser ensinada às crianças. Mas o mais importante é alargar os horizontes, para descobrir a grande aventura de nosso chamado à santidade em Cristo. Depois de descobrirmos isso, tudo muda, e nada parece fastidioso.

Não perca as notícias que selecionamos. Estar bem informados nos ajuda a sermos sal da terra e luz do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha dessa postagem?

Copyright © Família de Nazaré Urang-kurai